sexta-feira, maio 16, 2003


QUERIDOS AMIGOS MORTAIS...

Tenho estudado muito a lingua e a cultura italiana em meio a este lugar de maravilhosas pinturas, esculturas, musicas e escritos. Muitos medievais, outros contemporaneos e outros, logicamente, modernos.
Sinto saudade de uma caralhada de coisas (desculpem a grosseria, mas ha tempos queria dizer isso), como aquele enroladinho do seu Leonidio na faculdade. Igualmente, do feijao com arroz da minha mae... (deu agua na boca).
Carboidrato aqui e o que nao falta: paes, massas... so da isso!

A saber: aqui o trafico de automoveis e um caos. Para preservar o centro historico, nao imaginem calcadas - estas nao existem. O que existe e um pequeno espaco ao canto da estreita rua que podes caminhar tranquilamente, quando nao vem carro, e de quando em quando, e facil ingressar na casa alheia...

Tambem, se paga uma infindade de taxas e multas. Para os brasileiros que nao estao acostumados a pedir notas (o que nao e o meu caso - peco nota ate para o baleiro da esquina), e para todas as outras pessoas (estrangeiras ou nao), ha uma multa de 800 a 1000 euros. Sim, deve-se sempre pedir notas. Inclusive se o proprietario do negocio nao te da nota, paga multa.

Pesquisa de precos e fundamental. Um postal de custa 0.80 euros na esquina pode custar 0.15 euros no meio da quadra.
Uma peculiaridade das ruas de Perugia. Na maioria delas, e facil encontrar de tudo. Na minha, por exemplo, pode-se encontrar:

a) academia; (com aulinhas de aerobica e tudo)
b) pequenos supermercados;
c) padaria;
d) bar (para curtir uma noite);
e) xerox;
f) internet e telefone;
g) pizzaria (claro, nao poderia faltar);
h) tabacaria (com selos para postais, presentes, cigarros e tudo o que se puder imaginar);
i) igrejas - MILHARES DELAS (so umas 3 ate a minha casa);
j) flores nas janelas - em quase todas as casas...

... entre outras coisas que agora nao lembro...

E MOLE OU QUER MAIS?


Nenhum comentário: