quinta-feira, dezembro 23, 2004

Afinal de contas, quem inventou o Papai Noel???

Li uma reportagem hoje sobre a verdadeira história do Papai Noel... ao contrário do que eu imaginava, ele não nasceu de um momento capitalista da vida em sociedade, mas da boa ação de um religioso chamado Nicolau.
Na cidade do Nicolau (se não me engano na Grécia) havia um pai e três filhas. Esse pai era muito pobre e estava muito triste pois não conseguia juntar dinheiro para o dote das filhas. Naquela época (1800 e pouco), o pai era responsável pelo pagamento do dote da filha que iria casar. Nicolau, que era como se fosse um sacerdote da região, ao descobrir a tristeza do pobre homem, jogou algumas moedas de ouro dentro da casa deste homem, durante a noite. Como Nicolau estava com pressa e não queria ser visto, acabou jogando as moedas tão rápido pela janela que algumas caíram dentro de um pé de meia que estava pendurado na lareira para ser seco pelo fogo. No ano seguinte, Nicolau fez a mesma coisa, para que a segunda filha do pobre homem pudesse se casar. Na terceira vez, o pai das moças esperou acordado toda a noite, a fim de descobrir quem era o bem feitor, quando pegou Nicolau jogando as moedas de ouro. Nicolau então foi reconhecido como santo e outras pessoas apareceram para falar sobre outros milagres que ele teria feito.
Depois disso, vários autores americanos começaram a redemolar a história, até que a famosa Coca-Cola deu ao sacerdote o aspecto de velhinho gordo, barba branca e roupa vermelha e branca (cores da marca).
O engraçado que antes do "velhinho" aparecer de trenó e renas, ele aparecia em um cavalo branco voador e entregava presentes para todos.
A história foi indo, indo, indo e chegou no que é nos dias de hoje.
Interessante, né?
Agora já sei para que "santo" rezar para que o meu pai pague o meu dote!!! heheheh

FELIZ NATAL A TODOS, E QUE O CARINHA MISTERIOSO DAS MOEDAS DE OURO POSSA REALIZAR O DESEJO DE TODOS AQUI NA TERRA!

Nenhum comentário: