quinta-feira, dezembro 16, 2004

O orgulho de ser gaúcho

Está circulando pela internet um e-mail que fala sobre nós, os gaúchos. Obviamente, a mensagem só vem a levantar a nossa moral, seja em termos de beleza, presteza e qualidade de vida. Mas não vamos esquecer que o Brasil só é Brasil porque todos (paulistas, cariocas, baianos, mineiros, etc) crescem juntos, embora com diversas "desinências"...

"É fácil perceber porque o Casseta e Planeta e algumas pessoas de outros estados gostam tanto de fazer piadas sobre os gaúchos:
- A miss Brasil é gaúcha.
- A melhor modelo do mundo é gaúcha.
- O melhor jogador de futebol do mundo é gaúcho.
- A melhor atleta olímpica brasileira é uma gaúcha.
- O estado com o maior número de títulos nacionais no futebol é o RS.
- O melhor padrão de vida do Brasil é no RS.
- O Centro-Oeste está virando uma potência agrícola graças aos gaúchos que emigraram.
- O presidente mais importante da história do Brasil foi gaúcho.
- O prato mais apreciado e popular (em restaurantes) do país é o churrasco.
- São gaúchos muitos dos melhores profissionais de comunicação que as grandes redes nacionais - a começar pela (que se considera) toda-poderosa Globo, vêm buscar aqui para qualificar os seus quadros.
- Dos 105 anos de república brasileira, gaúchos (Getúlio, João Goulart, Médici e Geisel) governaram o país durante 29 anos (quase 28% do tempo).
Na verdade, é apenas uma compensação pela grande dor-de-cotovelo que aqueles frustrados sentem quando olham para o que eles dizem ser o fim do país, mas que na verdade é o ponto sobre o qual o Brasil se apóia."

Nenhum comentário: