sexta-feira, agosto 04, 2006

Corrigindo o português...

Quem aí nunca foi corrigido no português que atire a primeira pedra. É verdadeiramente uma situação muito constrangedora, principalmente dependendo da maneira como é feita. Melhor mesmo é quando nós fazemos a correção e inflamos o peito de orgulho, como quem diz: "estou craque no assunto"... pois é.

Ontem fui vítima dessa emabaraçosa correção.
Estádio Beira-Rio lotado. Mais de 50 mil torcedores colorados. Semi-final da Taça Libertadores da América. Eu e meu irmão mais novo, o caçula da família, reunidos por uma única esperança: a vitória contra o Libertad. A torcida, de forma inesquecível e emocionante, balançava o rígido frio do sul e esquentava a alma dos gaúchos. "Vamos, Interrrr, Interrr, Interr..."
Lá pelas tantas, na comemoração do 1° gol, naquele alívio estilo halls preto, a reprimenda do meu irmão caçula: "tu tá falando errado! Não é isso que a torcida tá gritando!"
Surpresa, disse para o meu coração parar de pular tão forte para que eu pudesse, por instantes, tentar decifrar o refrão alegre da torcida... mas não encontrava o meu erro... pensei, por segundos: "mas o que estou falando de errado?" - quando disse para o meu querido irmão: "mas estou falando certo: ´Vamos Inter, Inter, vamos Inter, Inter...`" - o refrão era muito simples, não havia como errar. Entretanto, peito estufado, disse-me o caçula, com toda a sua genialidade: "é vamô Inter, Inter, vamô Inter, Inter... não tem esse ´s´ no final do vamos não!"

Bem, no próximo jogo vou tentar falar certo o refrão...

Nenhum comentário: