domingo, julho 03, 2011

"Eu odeio segundas-feiras"


Nunca havia penetrado no âmago do ódio de Garfield pelas segundas-feiras, até ter encontrado uma segunda-feira para ficar na memória. Melhor, para ficar gravada ao pé do ouvido.


27.06.2011 - segunda-feira

O celular toca o alarme de costume – são 5h50min.

Está um frio de matar (para não dizer “ducaralho”), mas tenho que levantar da cama, tomar banho, tomar café, juntar minhas coisas e ir trabalhar. Detalhe: tenho que viajar 120Km para chegar no meu destino a tempo da primeira audiência, às 8h50min.

Comigo também acordam todos: o meu gato (humano) e a nossa gatinha (felina).

Notícias externas informam que caiu uma árvore na Av. Borges de Medeiros, tendo em vista o vento forte. Lembro que as janelas não pararam de bater a noite toda – que coisa bem irritante.

São 7h e sigo o meu destino até o litoral norte: ainda está escuro, mas consigo enxergar a árvore caída da Av. Borges de Medeiros e há uma estranha sensação na rua de que não existe mais vida humana na capital gaúcha – é o frio, ele definitivamente chegou.

Não consigo tirar o casaco dentro do carro, mesmo com o ar-condicionado ligado no quente.

No caminho, o carro balança pra cá e pra lá, mesmo sem nenhum veículo ultrapassando na pista. Interessante, podia jurar que alguma nave extraterrestre estaria tentando me levar daqui, puxando o carro que ora está sob o meu controle, ora está sob o controle da natureza.

Uma hora e meia depois estou na sala de audiências: cheguei na hora (me odiaria se não chegasse na hora). O ar-condicionado da sala está estragado e não funciona – tenho dúvidas se ainda tenho dedos na mão.

Vou para a minha sala. Poucos minutos depois toca o telefone: uma amiga vem me dar uma notícia triste, não compatível com a minha intuição sobre o caso e, repentinamente, falta luz em toda a rua. Mistérios...

O frio passa a ser notícia em todos os jornais e meios de comunicação: "temperatura mínima em Porto Alegre nesta segunda-feira é de 4ºC".

Curiosamente, o frio ataca inclusive aquele estado brasileiro do norte que 90% da população acredita que não existe: falo do Acre.

A manhã é perdida por causa da falta de luz: sem audiências, sem computador, sem impressora... começo a pensar em Garfield: que manhã perdida! Podia ter ficado na cama, é o que o meu gato (humano) diria, mas jura que eu conseguiria dormir tendo gazeado o trabalho.

Ao andar pela cidade, cartazes rasgados pelo vento, publicidades destruídas, postes caídos, folhas secas e panfletos comerciais voando pelos ares... chego no supermercado e faço algumas compras. Estranho,vejo apenas eu e os funcionários no local.

Chegando na garagem do meu prédio, ouço o barulho de um carro subindo a rampa com pressa, penso que deve ser um vizinho com muita fome ou com muita vontade de ir ao banheiro. Tiro a minha mala do carro e as compras do supermercado, calmamente. Há algo estranho no ar, mas só me dou conta disso quando chamo o elevador e ele não vem. Não há luzes piscando, não há luz no prédio! Putz grilis, estou sem elevador!

Estou no primeiro andar. Lá vou eu pelas escadas mesmo. Primeiro subo cinco andares com a minha mala e cruzo com várias vizinhas que nunca vi na vida. Deixo a mala no meu apartamento e volto para pegar as compras no carro. No caminho da escadaria encontro com a zeladora que me relata que o vizinho do 14º andar ficou preso no elevador (penso comigo: deve ter sido o apressadinho aquele – risos internos, seguido de uma risada maléfica). Contudo, a luz voltou por segundos e ele conseguiu descer em um andar qualquer, tendo que subir os demais pela escada. Subo os demais degraus rindo: sempre pode ser pior!!!

Depois do almoço, a luz volta no trabalho. Olho para a rua e vejo um poste caído à margem da calçada e penso: por sorte caiu no horário do almoço e não tinha um carro estacionado ali. Olho os coqueiros existentes dentro do pátio do fórum e imagino que eles podem cair no meu carro...

Nesse exato momento de reflexão, ao sair do carro no pátio do fórum, ventos com sei lá quantos quilômetros de velocidade atingem a porta do meu carro – que estava quase aberta -, a qual violentamente encaixota a ponta da minha pequena orelha direita.

Fico desnorteada: não sei se o que está doendo é a paulada ao pé do ouvido ou o frio no corpo todo. De imediato, coloco minhas mãos congeladas (estilo Bob do X-Men) na orelha – sinto um certo alívio. Quem sou eu?

Durante a tarde, minha estagiária fala do medo que tem de as ondas do mar e o Rio Tramandaí avancem em sua casa e lhe consumam a vida pela água – é tanto desastre para um dia nublado e frio... tudo o que eu sinto é um forte calor na orelha direita – estaria alguém falando de mim, ou em mim??? Ouço as batidas do coração na orelha e penso – que coisa bizarra.

No fim do dia, tudo o que eu desejo é estar em frente a minha pequena estufa – aquela que só uso em circunstâncias muito críticas, tendo em vista meu histórico de alergias. Penso que só um banho quente pode me salvar. Ligo o chuveiro a gás, pois o elétrico não dá conta do recado. Nada de ouvir o barulho do motorzinho do junker... ele não está funcionando. Diabos!

Nada pode ser pior em uma segunda-feira de frio do que não ter água quente no chuveiro. A pilha do junker parece que acabou. Definitivamente, eu odeio segundas-feiras (plagiando descaradamente o Garfield)!

São 18h36min e tenho que ir até o supermercado, sendo que esse é o pior horário para estar lá, pois a gerência prefere economizar nos funcionários que atendem no caixa, enquanto acabam por exercitar a paciência em seus clientes.

A essa altura do campeonato a ponta da minha orelha já estava roxa e adormecida. O resto do meu corpo parecia andar na mesma frequência, mas ainda precisava de mais um pouco de calma, até chegar em casa e, finalmente, não sentir tanto frio.

Final do dia, só para ter certeza de que era um segunda-feira para se odiar, o micro-ondas não aquece a sopa de capeletti adequadamente. Mais dois minutos de espera para, enfim, acabar a noite embaixo das cobertas.

A segunda-feira caiu, literalmente, em cima de mim.




Um comentário:

Paul disse...

E eu odeio o Papai Smurf!!!