segunda-feira, março 11, 2002


que calor dos diabos faz aqui no sul... putz!

E com toda esta história de dengue e coisa e tal, resolvi trazer algumas informações sobre a dengue, e creio que como vão as coisas o negócio é se preocupar e tentar evitar ao máximo águas paradas. Saiba mais...

O que é a dengue? Toda dengue é hemorrágica, ou seja, causa hemorragia. Começa por pequenas pintas vermelhas que aparecem no corpo, sendo este o processo inicial da hemorragia. São 4 os tipos de hemorragia: branda (a mais comum), leve, forte e fatal (que leva ao óbito em 24h). O mosquito (ou melhor, a desgraçada da "mosquita") também transmite febre amarela e malária e possui hábitos diurnos (ataca entre 05h30 e 12h), voando na altura da cintura (aqueles mosquitos que ficam no teto ou perturbando durante a noite não são os da dengue). Seu raio de ação é de mais ou menos 500 metros.

Como tudo acontece? Os ovos são depositados nas paredes dos recipientes e não diretamente na água. Após 48h eles se quebram e as larvas caem na água. E é nesta caída que tudo acontece, e estando a àgua limpa ainda há mais chances do processo ter sucesso.

Sintomas? Ao sentir dor de cabeça, enjôo, dor nas articulações, nos músculos, nos olhos e febre alta, vá direto para um hospital ou posto de saúde. Caso sinta também uma dor sob as costelas do lado direito, a probabilidade de se estar com hemorragia do tipo forte é maior, devendo se deslocar com urgência para o hospital mais próximo. A pessoa com a doença fica caída mesmo! Alguns médicos estão tratando dengue como se fosse uma gripe... e remédios como AAS, Voltarem, Aspirina, etc., não devem ser tomados.

O que fazer? Os médicos dos postos de saúde indicam Tylenol e beber muita água (acho que não tem problema se for só água com gás...). Os médicos estão recomendando, também, que se use repelente no corpo. Existe no mercado o Autan, OFF - encontrados em qualquer supermercado na seção de
inseticida - e alguns produzidos em farmácias de manipulação. Há, também, produtos a base de citronella (uma planta) - a vela com base de citronella é encontrada em qualquer supermercado na seção que vende velas em geral.

Telefone para maiores informações: Disque-Dengue 0800-772-0988.

Nenhum comentário: