sexta-feira, setembro 06, 2002


Notícias culturais pra quem gosta de teatro...

Está rolando na cidade o "Círcuito Gaúcho de Teatro" nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de setembro no Teatro 7 de Abril. Pude, felizmente, comparecer por lá na quarta e chorar de rir com a peça "Se meu ponto G falasse"... vale a pena conferir.
Ontem, como estava de plantão no IML (ou como preferem alguns chamar "pilantrão"), não pude conferir a boa da quinta. Hoje é a vez do "Auto da Compadecida", às 20h30min. Amanhã rola a peça "Bailei na Curva" (que já me disseram ser divertidíssima), às 20h30min, e no domingo, às 19h, "Don Leandro".
Quem curte esses eventos culturais com certeza vai se dar muito bem se aparecer pelo 7 de Abril. Além de ótimas peças ainda vai curtir a presença de muita gente interessante... uala!

Notícias fúnebres...

Alguém aí outro dia me perguntou como posso trabalhar com "MORTOS". Sabe, eles não dão trabalho algum, a não ser quando escorregam da mesa... (ui, brincadeirinha)...
O lance é: EU É QUE NÃO SEI COMO PODE EXISTIR TANTA GENTE FALSA NA VIDA, TANTA GENTE MEDÍOCRE, CORRUPTA, DESONESTA... dá vontade de responder isso quando me perguntam sobre trabalhar com os mortos...
Mas, tudo bem.
Vou ser mais realista. É uma coisa tamanha atípica. Não é um trabalho agradável aos olhos dos outros, mas porque não pode ser agradável aos meu olhos???
E percebi que essa história de morto dá pânico e medo quando não se compreende o sentido de tudo. Todos nós sabemos que nascemos para morrer. É uma lei natural da vida. Um dia, fatalmente, morreremos. Tudo bem, pode ser que bem velhinhos, cheios de rugas, sem cabelos mais nas pernas, sem mais histórias pra contar dos últimos 2 dias. Ou, pode ser que num acidente qualquer (como nos desenhos animados: o piano cai de um edifício bem na hora em que estamos passando), num momento de extrema fraqueza (por medo de encarar nossa vida como ela se apresenta) quando nos matarmos ou se formos assassinados. Tudo isso pode acontecer... e depois poderemos ficar o restante da eternidade dormindo (como o mocinho da praça falou); ou melhor: evoluindo em outro plano espiritual... seguindo novos caminhos...
Acreditando ou não em alguma coisa pós-mortem, todos iremos morrer. E todos vamos ter quase o mesmo cheiro depois... tudo muito natural... e QUAL O PROBLEMA DISSO??? Formigas são mortas todos os dias e ninguém dá bola pra isso.
Às vezes, quando enxergo algumas coisas como elas são e não como eu gostaria que elas fossem, percebo que a maioria das coisas negativas que acontecem nos dias de hoje fazem parte de grandes mal-entendidos. Mas mal-entendidos ao pé da letra. Coisas que não são muito bem entendidas, como a morte. A maioria das pessoas tem medo da morte porque isso requer abster-se, e para sempre (segundo suas acepções), de muitas coisas. Ninguém nunca pensou em compreender esse ciclo existencial que nos governa e que nos conduz ao fim da matéria de nosso corpo. FIM DA MATÉRIA DE NOSSO CORPO, NUNCA DE NOSSA ALMA, esta sim, É ETERNA.
Se parássemos para fazer uma reflexão mais profunda sobre a questão da morte, que é o fim de nosso ciclo material e um grande início para outro ciclo, espiritual - por certo muito melhor, tenho certeza que muita gente não iria ter medo de trabalhar com os mortinhos... eles não contam piadas desagradáveis, não reclamam de absolutamente nada, não te desejam mal algum, não querem que pintes teu cabelo de rosa-chá, não te iludem com promessas que não cumprirão, não são falsos e melhor: não se importam de estarem pelados. Mais ainda: não se levantam sem permissão (permissão Divina, lógico).
A morte é tão normal quanto a vida. E na verdade não deveríamos comemorar quando uma criança nasce e sim quando uma pessoa morre. Eu acredito num lugar melhor que esse, senão não haveria sentido para estarmos aqui. Logo, deveríamos fazer festas em funerais e não nos deixar ser perturbados pela nostalgia antecipada.

Alguém aí me gritou essa: "NÃO LEVE A VIDA TÃO A SÉRIO, AFINAL, NINGUÉM SAIRÁ VIVO DELA!"
Mais ou menos isso...

ALEGRIA GENTE! COM OU SEM MORTINHOS!!!

Nenhum comentário: