quarta-feira, abril 30, 2003


Ta bem... ja e manha (tipo, sao 7h45min) aqui e enquanto aguardo para ir visitar o Vaticano, mais precisamente o Papa, farei breves comentarios sobre os lugares que visitei ontem, os maiores.

Circo Massimo: a principio nao e nada mais do que um enorme gramado (enorme mesmo - nao tenho nem nocao) com uma pista de areia em volta. Obvio, antigamente era mais sofisticado, tinha grades, banquinhos e etc. Segundo especulacoes do guia, os estrangeiros passaram a levar tudo, aos pouquinhos. Mas isso naquela velha epoca, nao agora.
Pantheon: contruido para ser o templo dos Deuses. Os romanos tinham deuses para tudo: Deus Sol, Deus Chuva, Deus Grama, Deus das Virgens, Deus da Cerveja... entao um carinha (nao vou citar nomes pra nao ficar chato) resolveu inventar o templo de todos os deuses. E fantastico! Enorme e nao saberei descreve-lo muito bem. Quando estas entrando no predio, que possue colunas vindas da Africa (colunas gigantescas - os romanos tinham muito dinheiro mesmo), a impressao que tens e que entras para dentro do predio - isso se olharmos para cima (obvio que se estamos entrando nos parecera que estamos entrando, mas digo dentro das profundezas do teto - como se algo nos puxasse). Possue varias estatuas de pessoas conhecidas, tipo um rei e uma rainha (e suas covas), entre outros.
Foro Romano: aqui temos que usar um pouco a imaginacao ou fazer arquitetura. Existem apenas ruinas e uma vaga ideia do que era. Mas, imagina, ruinas com nada mais nada menos do que uns 2 mil e tantos aninhos... os imperadores se encontravam no Foro Romano. Tem estatua do famoso Giulio Cesare - JULIO CESAR.

Entre outros lugares e pracas...

Tudo e maravilhosamente bonito. O guia do tour e a cara do cantor Robbie William, e americano e tem uma visao bem legal do nascimento e desenvolvimento de Roma.

Nenhum comentário: