domingo, maio 19, 2002


"... I feel good, yeah ..."

nã nã ni nã nã... canonização de santa brasileira que nasceu na Itália e nem nacionalidade brasileira tinha... meio complicado, legalmente falando... e vamos colocar um pimenta no assunto... até que ponto este deslumbre todo é válido??? De quê adianta canonizar alguém... quem inventou esta coisa de canonizar??? Será que posso me canonizar também?

Eu também faço milagres (ou deveria dizer "mágicas"?)... toda vez que acordo (e o dia não está muito úmido, lógico) dou um jeitinho no cabelo e aqueles fios "ala Havengar" nem aparecem... em compensação, em dias úmidos e chuvosos, nossa, não dá pra aguentar as madeixas (nem milagre dá certo)!!!

MILAGRE quer dizer fato devido a causa sobrenatural; aquilo que causa admiração pela sua raridade; prodígio; sucesso extraordinário; maravilha.

Digo, milagres não existem.
Existem sim pessoas cegas que passam pelas ruas despercebidamente, pessoas que não sentem o vento, pessoas que não escutam os pássaros, pessoas que não respeitam seus vizinhos, seus colegas de trabalho, seus familiares, seus amigos. Existem pessoas tão capitalistas, materialistas, pessoas descrentes, céticas, pessoas sozinhas (não sós como eu)... existem pessoas que não sabem dar valor ao abano do rabo do cachorro (lá vem eu de novo com esta história de cachorros), não sabem conversar com as plantas, pessoas que não se permitem amar, indiscriminadamente... existem pessoas fracas, pessoas doentes de si mesmas. E elas ficam uma vida inteira esperando por milagres. Ficam uma vida inteira tão presas em seus pensamentos e teorias que aguardam, secreta e ansiosamente, mesmo que contrariando suas idéias, um "milagre". E milagre (este descrito no dicionário) rola todos os dias, em todos os horários - basta enxergar a vida. Rola desde o início do dia, rola durante aquele pôr-de-sol laranja, rola quando são 3h da madruga... nada de sobrenatural...

Muitos acreditam que Deus não existe. Eu não sei quem é realmente Deus, se ele é alguém ou alguma coisa. Não sei se ele dorme, se ele trabalha em alguma empresa ou se ele fala japonês ou só faz de conta. Ninguém me provou nada, cientificamente falando... mas também ninguém me provou que ele não existe. ALGO existe. E deve ser pra fazer o bem, senão o mundo já tinha acabado com tanta baixaria e sacanagem que rola. Mesmo com tanta gente má por aí, ainda se encontra muita gente boa de coração, muita gente pra frente, muita gente feliz, muita gente amorosa, muita gente alto astral, pronta pra fazer um mundo melhor, já que ele é possível (ao menos era este o slogan do II Forum Social Mundial).

Acontecendo milagres ou não, percebendo-os ou não, há momentos na vida da gente que somos obrigados a enxergar determinadas coisas, somos obrigados a lutar contra nossas próprias convicções. E ficamos num mar de dúvidas, e queremos nos vingar e queremos amar, e queremos brigar e queremos conversar. Não adianta, carregamos um lado positivo e outro negativo dentro de nós - às vezes encontramos um equilíbrio (e posso chamar isto de milagre), outras vezes um lado se sobrepõe ao outro. Assim como temos um lado esquerdo e outro direito. Tudo faz sentido, de tudo se tira uma lição, um sinal.

Acreditar ou não acreditar, eis a questão? Podemos não acreditar em nada e ter um dinheirinho no banco, saber coisas da vida que envolvem economia, política, tecnologia, geografia, história, filosofia, ter uma boa família, um cachorro legal (novamente...), alguns amigos em quem confiar, alguns charutos cubanos para fumar (não aqueles falsificados), muita coca-cola na geladeira, comida da boa, e ser mais um no meio da população - e pensar que acreditar em Deus não acrescentará nada em nossa vida. A questão não é acreditar em algo e inventar crenças para obter sucesso na vida... a questão é quando entendemos e sentimos que ALGO ou ALGUÉM acredita em nós, depende de nós. E aí, o que fazer com isso??? É o mesmo que observar esta política corrupta e podre que governa nosso país... e se nos fosse dada a oportunidade de estar lá, de começar tudo diferente, de denunciar e demitir corruptos, de ver que a grana rola solta e é muito fácil enganar, roubar, mentir... o que faríamos? O povo nos deu uma oportunidade... o que fazer? Não somos nós que acreditamos no povo, mas o povo que acredita em nós.

Não precisamos nos forçar a acreditar em Deus, mas precisamos entender que ELE acredita em nós.


Nenhum comentário: