sábado, junho 01, 2002


Pra quem não sabe, morreu nesta quinta-feira o compositor, escritor e ator MÁRIO LAGO, com 90 anos.
Figura importante no meio sócio-cultural de nosso país, que se destacou muito compondo as músicas "Amélia" (lembra aquela musiquinha que seu pai sempre cantava quando sua mãe fazia algo errado? Pois é... "Amélia que era mulher de verdade..."), e aquela outra, que sempre, sempre toca em bailes de carnaval: "Aurora"... que foi levada ao mundo pela Carmem Miranda (se não lembra da letra da música, dá uma telefonada pra sua vó que ela lembra com certeza!). O cara era o "boêmio mor" do Rio de Janeiro e encantava muitas pessoas.

Ainda, Mário Lago foi preso 6 vezes na época da ditadura por ser comunista... deu bastante o que falar, e tentou mudar a situação arredia da época. Uma das coisas em sua vida que mais me marcaram foi uma frase dele em relação ao tempo, que dizia mais ou menos assim:

"Eu e o tempo fizemos um pacto. Não corro mais atrás dele e ele não foge mais de mim".

Só pra lembrar que Mário morreu em decorrência de complicações causadas por enfisema pulmonar. É, lembra aquela história toda do cigarro??? Então, meu avô tem 90 anos, não é fumante e todo mundo pensa que ele ten uns 80 anos. O velho tá pra lá de enxuto, já que sempre teve uma vida saudável. Mas, alguém pode argumentar aí que esse papo de vida saudável não existe, que conhece um velhinho que toma cachaça todo dia, fuma prá caramba e tá nos trinques. Milagres existem. Mas alguém já viu os pulmões dele?

A saber: o enfisema pulmonar deixa pequenas bolhas de ar nos pulmões. Dá um aspecto horrível ao pulmão e ainda mais, o pulmão fica podre. As cores de um pulmão de um fumante variam em tonalidades verde-musgo, preto e cinza, quando o normal dele é um tom arrosado, que pode ser mais escuro (adultos) e mais claro (crianças). Ainda, rola uma secreção muito escrota de cor branca que quando apertado aparecem pequenas bolhas, como bolhas de sabão em pó.
Será que vale a pena mesmo se dar ao prazer de fumar???
Eu é que não quero fazer essa necropsia!!!

Em tempo, segundo informações da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, o fumo se transformou na principal causa de morte EVITÁVEL. No Brasil, 36% da população adulta é fumante e a estimativa é que 80 mil pessoas morram por ano em decorrência do fumo. Estudos realizados na Europa comprovam que a cada cigarro fumado corresponde a 10 minutos à menos na expectativa de vida de quem fuma.

Eu me amarrei naquelas propagandas pesadíssimas que vêem junto com as carteiras de cigarro. Parece que ninguém entende o valor da vida. E depois ficam se queixando de salário baixo, corrupção no governo, falta de boas escolas e universidades públicas, falta disso e daquilo. Não consigo entender.


Nenhum comentário: